Dicas para evitar transtornos na imigração dos EUA

Levar alguns documentos extras pode ajudar no momento da entrevista com o oficial de imigração

Nas últimas semanas, duas jovens brasileiras foram impedidas de entrar nos Estados Unidos pela imigração e detidas em um abrigo para imigrantes ilegais. Os casos despertaram receio em brasileiros que estão com viagem programada para o país.
Para evitar problemas, especialistas dão dicas de comportamento diante dos agentes americanos, além de documentos extras que comprovem vínculos com o Brasil e ajudem o turista a atestar que se trata de uma viagem de lazer. Confira a seguir as recomendações de advogadas da área da imigração.
 

Dicas para passar tranquilamente pela imigração nos EUA
 

  • 1. Definir o tipo de visto
     

    menor, menores, imigração, exterior, estados unidos, documentos, EUA
    (Reinaldo Canato/VEJA.com)
    O primeiro passo é definir o tipo de visto necessário para a entrada nos Estados Unidos. Brasileiros que vão ao país a trabalho não podem utilizar o visto de turismo e podem ser barrados na imigração se tentarem entrar em território americano somente com essa documentação. Nesse caso, o consulado americano deve emitir um visto específico para negócios. Estudantes também devem solicitar um visto específico de estudo - e não o de turista - para fazer faculdade ou qualquer outro curso nos EUA.
     
  • 2. Ser sincero
     

    menor, menores, imigração, exterior, estados unidos, documentos, EUA
    (Joe Raedle/Getty Images/Getty Images)
    Segundo a advogada de imigração Ingrid Baracchini, a melhor coisa a fazer é ser honesto quanto às intenções e não tentar burlar o sistema de imigração americano. Além disso, é importante manter todas as informações atestadas na entrevista de solicitação do visto, como o motivo e destino da viagem e o local de hospedagem. “Manter essas informações inalteradas e justificar a necessidade da viagem são requisitos primordiais para que você tenha a entrada permitida”, afirma a advogada.

     
  • 3. Não demonstrar interesse em ficar nos EUA
     

    menor, menores, imigração, exterior, estados unidos, documentos, EUA
    (Ricardo Matsukawa/VEJA)

    A advogada especialista em direito na área de imigração Ana Paula Dias Marques explica também que não se deve demonstrar interesse de morar ou estudar nos Estados Unidos durante a entrevista na imigração, mesmo que esses sejam planos futuros. “Isso pode ser interpretado de forma suspeita pelos oficias de imigração”, afirma. Além disso, é aconselhável evitar ficar muito tempo no país com o visto de turista. O prazo máximo de permanência por viagem para turistas é de 90 dias, mas, segundo Ana Paula, poucas pessoas ficam tanto tempo. Fazer viagens por um período tão grande diversas vezes também pode despertar suspeitas.
     
  • 4. Passagem de volta e hospedagem
     

    menor, menores, imigração, exterior, estados unidos, documentos, EUA
    (Clayton de Souza/Estadão Conteúdo)

    É recomendável ter a passagem de volta em mãos na entrevista na imigração. Nem sempre esse documento é solicitado pelo agente, mas ajuda a comprovar sua intenção de retornar ao Brasil. Entradas para parques e outras atrações turísticas, além do comprovante da reserva do hotel ou do aluguel do imóvel também podem ser úteis. Segundo Ana Paula, os oficiais podem desconfiar das verdadeiras intenções da viagem caso o turista não informe onde irá se hospedar ou diga que pretende ficar em casas de amigos ou familiares. “E qualquer duvida que ele tiver pode indeferir sua entrada”, afirma.
     
  • 5. Documentação extra
     

    menor, menores, imigração, exterior, estados unidos, documentos, EUA
    (Pedro Kirilos / Agência O Globo/Agência o Globo)

    Ana Paula Dias explica que, além do visto e do passaporte, é importante levar alguns documentos que podem ajudar a garantir a passagem tranquila pela imigração. Ana Paula recomenda documentos que atestam vínculos com o Brasil, como matrícula na escola dos filhos, certidão de casamento e declarações de bens. Escritura de imóveis no Brasil e documentos de propriedade de carros também podem ajudar. Comprovar fonte de renda e situação financeira estável no Brasil também demonstra que o turista não tem intenção de morar ou trabalhar nos EUA. Contrato de trabalho, comprovante de rendimento dos últimos três meses do emprego, declaração de imposto de renda e extrato bancário e de poupança no Brasil são bons exemplos. A advogada também recomenda que seja feita a tradução juramentada desses documentos.
     
  • 6. Dinheiro
     

    menor, menores, imigração, exterior, estados unidos, documentos, EUA
    (iStockphoto/Getty Images/Getty Images)

    É importante também que o turista leve uma quantidade de dinheiro em espécie suficiente para os gastos da viagem, comprovando que não há intenção de trabalhar ou residir nos Estados Unidos.
     
  • 7. Visto de negócios
     

    menor, menores, imigração, exterior, estados unidos, documentos, EUA
    (Reinaldo Canato/VEJA.com)

    Para o brasileiro que viajar com visto de negócios, é recomendável ter em mãos uma relação com todas as reuniões ou palestras às quais pretende comparecer, além de um documento com o contato da empresa e os endereços de hospedagem. Além disso, a advogada Ingrid Baracchini aconselha levar uma carta de apresentação da empresa, explicando a finalidade da viagem.
     
  • 8. Cuidado extra com menores desacompanhados
     

    menor, menores, imigração, exterior, estados unidos, documentos, EUA
    (iStockphoto/Getty Images)

    O ideal é que menores de idade sempre viajem acompanhados dos responsáveis, com agências de turismo ou grupos de estudo. Se a criança ou adolescente estiver sozinha, é importante providenciar, além da autorização de viagem reconhecida em cartório, uma procuração pública com finalidade específica passando o direito de zelar, guardar e decidir em casos médicos a um adulto que acompanhará ou hospedará a criança nos EUA.

    Fonte : Veja
Todos os direitos reservados a Advogadas de Imigração.
Reprodução proibida sem prévia autorização.
As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações.
Criação de sites, Lojas Online e Marketing   

Advogadas de Imigração

Rua Arnaud Capuzzo, 195, apto 25

14026594

1634427090

photo Advogadas de Imigração - Visto Americano e Brasil
Work:
Rua Arnaud Capuzzo, 195, apto 25
Ribeirão Preto,SP   14026594
Work:1634427090
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar