Separei e o processo está em andamento. Vou viajar para o exterior, o que devo fazer se os documentos não estiverem atualizados?

Segundo Ingrid Baracchini, advogada de imigração especializada em visto para os Estados Unidos, basta apresentar o visto usado até então - se não estiver com a validade vencida - e a certidão de casamento com o divórcio averbado. Esse documento comprova - perante terceiros - que uma pessoa está separada ou divorciada*. Mas, neste caso, é preciso que a certidão seja traduzida por tradutor público juramentado. "Quando o visto vencer, basta renová -lo e informar que houve uma alteração no seu nome", explica a advogada.

Ainda de acordo com Ingrid , o país norte-americano não reconhece a separação consensual [amigável] e, por isso, se você apenas se separou, não precisa modificar nada. "Agora, se você se divorciou e voltou a usar o nome de solteira precisa viajar com seu passaporte e a certidão de casamento com o divórcio averbado. Não é necessário trocar o passaporte ou o visto até que os mesmos tenham perdido a validade. Mas você precisará apresentar sempre os dois documentos", destaca ela.

*Para que você compreenda a diferença entre separação e divórcio, este envolve uma decisão judicial que formaliza o término da união. Já no primeiro caso há uma separação de corpos com vínculo matrimonial e enquanto não houver divórcio nenhum dos cônjuges poderá casar novamente. 

Fonte : Tempo de Mulher - Ana Paula Padrão
Todos os direitos reservados a Advogadas de Imigração.
Reprodução proibida sem prévia autorização.
As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações.
Criação de sites, Lojas Online e Marketing   

Advogadas de Imigração

Rua Arnaud Capuzzo, 195, apto 25

14026594

1634427090

photo Advogadas de Imigração - Visto Americano e Brasil
Work:
Rua Arnaud Capuzzo, 195, apto 25
Ribeirão Preto,SP   14026594
Work:1634427090
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar